Atividades

Beira Amiga e CLDS 3G Viseu Igual promovem ação de sensibilização em Mundão

1

: : :

Conferência: Viajar | Contratar | Reclamar

 

Cartaz de Divulgação - Conferência «Viajar, Contratar, Reclamar» (15.03.2017) - Cópia

 :::

 

Beira Amiga no encerramento «Atividade Sénior» 10ª Edição

cartaz-notivia-as

A Beira Amiga, parceira do projeto Municipal «Atividade Sénior», participou na cerimónia de encerramento da 10ª Edição, onde em conjunto com os outros parceiros envolvidos.

O evento contou com todos os participantes, que ao longo da referida edição, integraram as atividades desenvolvidas.

O mesmo decorreu no Pavilhão Multiusos da Cidade de Viseu, no dia 8 de Dezembro de 2016, contando vasta adesão dos séniores.

___

Plano de Inclusão para a Promoção Financeira na Freguesia do Campo

cartaz-noticia-campo

 

O plano de inclusão para a promoção financeira continuou, desta vez, na Freguesia do Campo no dia 7 de Dezembro de 2016.

O Banco de Portugal e a Beira Amiga continuaram o seu trabalho de informação financeira e de promoção de condutas consideradas relevantes para a prevenção do incumprimento, com vista ao alcance do bem-estar socioeconómico das famílias.

___

«Poupar para Ganhar»: Associação Grão Vasco e Beira Amiga promovem ação de sensibilização

19-de-outubro-2016

A Associação Grão Vasco do Agrupamento de Escolas Grão Vasco, em parceria com as Conferências de São Vicente de Paulo, no âmbito do Projeto «Laços de Comunidade», deu início em Outubro, a um conjunto de ações de formação destinadas a famílias.

Esse ciclo inaugurou-se a 19 de Outubro de 2016, com a participação da Beira Amiga, numa ação destinada à formação e gestão financeira das famílias, com especial relevância para as temáticas da poupança e da boa gestão do orçamento familiar.

Pretendeu-se sensibilizar os destinatários para a necessidade de adoção de estratégias específicas de poupança, como forma de, a curto e longo prazo, promover e potenciar o bom orçamento e o bem-estar.

____

Plano de Inclusão para a Promoção Financeira na Freguesia de Calde

plano de inclusão CARTAZ

As sessões integradas no plano de inclusão para a promoção financeira decorreram esta quinta-feira, dia 7 de Julho de 2016, na Freguesia de Calde.

Na continuidade do trabalho desenvolvido neste âmbito, o Banco de Portugal e a Beira Amiga unem esforços que vão ao encontro da informação financeira e a da promoção de condutas consideradas relevantes para a prevenção do incumprimento.

o público CARTAZ

O bem-estar pessoal, social e familiar é vislumbrado por ambas as entidades como um dos objetivos a alcançar, através da promoção destas temáticas consideradas de máxima pertinência.

 

___________

«Quem Avisa, Amiga É» em Queirela de Bodiosa

«Quem Avisa, Amiga É»Queirela de Bodiosa CARTAZ

«Quem Avisa, Amiga É», programa de prevenção, intervenção e informação, destinado à população sénior, esteve no dia 28 de Junho no Centro Social Recreativo e Educativo de Queirela de Bodiosa, Viseu.

Fornecer informações e propagar estratégias quanto à gestão do dinheiro e segurança, mantiveram-se na ordem cimeira dos objetivos deste programa de intervenção, que vai continuar a intervir com a “Atividade Sénior” por todo o concelho de Viseu.

 

___________

 

Beira Amiga em sessão para séniores no Centro de Dia e Lar de Santos Evos

Cartaz Quem Avisa, Amiga É Santos Evos

«Quem Avisa, Amiga É» programa de prevenção, intervenção e informação destinado à população sénior esteve no dia 15 de Junho no Centro de Dia e Lar de Santos Evos, Viseu.

À semelhança das anteriores sessões já realizadas, a presente, visou o conhecimento e fornecimento de estratégias de aplicação específicas face à gestão do dinheiro, bem como a promoção de condutas consideradas essenciais à segurança e prevenção dos utentes residentes em lar, como aos utentes que apenas frequentam o Centro de Dia.

Em ambos os casos considerou-se a pertinência de todas as temáticas como uma mais-valia a condutas informadas e que, consequentemente, promoverão o bem-estar das pessoas no momento de tomada de decisões que se querem, sempre, ponderadas face a um conjunto de fatores determinantes ao seu sucesso a curto e longo prazo.

_____

«Quem Avisa, Amiga É» esteve presente em Várzea da Calde

Cartaz para site

O programa de intervenção destinado à população sénior e em parceria com o projeto municipal – Atividade Sénior – teve mais uma acção no dia 13 de Junho de 2016, em Várzea de Calde.
Com os principais objetivos de promover condutas seguras e prevenidas, bem como dar um importante sublinhado face à educação financeira das pessoas, o programa decorreu numa fluida troca de experiências entre todos os participantes, comprovando a existência destas intervenções como fundamentais à propagação de informação e apoio junto dos consumidores da região  de Viseu.

_____

Programa de Intervenção «Quem Avisa, Amiga É», agora, pela Associação ACREDITA

Cartaz

O Programa de Intervenção «Quem Avisa, Amiga É», destinado ao público sénior, focado na importância dos comportamentos seguros e aquisição de estratégias essenciais a uma boa gestão financeira decorreu, no dia 23 de Maio de 2016, e a pedido da Associação Acredita, no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Rio de Loba.

A terceira sessão deste programa de intervenção contou com uma plateia deveras interessada e participativa, que usufruindo das temáticas abordadas, partilharam experiências que enriquecem e fortalecem as aprendizagens no âmbito da informação aos consumidores.

«Quem Avisa, Amiga É», no âmbito da já conhecida parceria com a «Atividade Sénior», do Município de Viseu, prevê a sua continuidade já no próximo mês.

Programa de Intervenção «Quem Avisa, Amiga É» continua no Pavilhão da Cidade de Viseu

QAAE  Viseu

O Programa de Intervenção «Quem Avisa, Amiga É» focado, essencialmente, na informação e prevenção de comportamentos ajustados face à segurança da pessoa idosa, bem como a aquisição de estratégias consideradas essenciais a uma boa gestão financeira, teve continuidade no dia 29 de Abril de 2016, desta feita, no Pavilhão da Cidade de Viseu, no âmbito da parceria estabelecida com o Município de Viseu, na Atividade Sénior.

À semelhança da primeira sessão de intervenção (fazer interligação no site), a equipa da Beira Amiga elucidou os presentes, enfatizando e sublinhando para a importância de práticas seguras, nomeadamente, situações focadas na segurança, saúde e bem-estar da comunidade viseense. A gestão financeira, temática que mereceu especial destaque, deu foque à importância de condutas seguras e prevenidas face ao dinheiro e à relação com o mesmo.

O programa continuará a percorrer outros locais da região para fomentar aquele que é “um compromisso com a vida”.

______

Beira Amiga inaugura Programa de Intervenção «Quem Avisa, Amiga É»

DSCN2303A Beira Amiga, Associação de Defesa do Consumidor, no dia 12 de Abril de 2016, pelas 17:30h, em parceria com o Projeto Municipal «Atividade Sénior», do Município de Viseu, promoveu na Associação de Tondelinha, em Orgens, Viseu, a primeira ação do programa de intervenção e informação «Quem Avisa, Amiga É».

Além do prioritário objetivo encimado pela promoção da educação financeira, através do plano de inclusão que atravessará todas as juntas de freguesia de Viseu, a Beira Amiga ambicionou desde sempre ampliar a sua área de intervenção ao público sénior, através deste programa de intervenção, específico para o efeito.

«Quem Avisa, Amiga É», mais do que um programa de intervenção e informação dirigido ao público sénior com vista à promoção da educação financeira, visa igualmente a aquisição de conhecimentos e estratégias que contribuam para comportamentos seguros e preventivos, disponibilizando informação integrada em cinco áreas consideradas de maior relevância: gestão financeira, orçamento familiar, comportamentos preventivos face a atos ilícitos, saúde e bem-estar.

A sessão contou com as ilustres presenças do Sr. Vereador da Câmara Municipal de Viseu e presidente da Associação Beira Amiga, Dr. Guilherme Almeida, do Sr. Presidente da Junta de Orgens, Sr. Adérito Cardoso e da Sra. Presidente da Associação de Tondelinha, Marília Moita.

“Quem Avisa Amiga é” terá continuidade em diversas sessões já agendadas durante os próximos meses.

_______

 

Conferência: Resolução Alternativa de Litígios de Consumo

Montagem RALC 2

Para comemorar o “Dia Mundial do Consumidor” a Beira Amiga, Associação de Defesa do Consumidor, em parceria com o Município de Viseu, a Associação Comercial do Distrito de Viseu e a Associação Empresarial da Região de Viseu, organizaram a Conferência “Resolução Alternativa de Litígios de Consumo”.

A conferência teve lugar no salão nobre da Associação Comercial do Distrito de Viseu, pelas 17 horas e destinou-se à análise, interpretação e debate da Resolução Alternativa de Litígios de Consumo e do regime jurídico da Lei 144/2015 de 8 de Setembro.

A conferência foi muito participada, maioritariamente por empresários e comerciantes (fornecedores de bens e prestadores de serviços), lotando o Salão Nobre daquela Associação.

A sessão de abertura contou com a presença do Dr. Guilherme Almeida, Presidente da Beira Amiga, o Sr. Gualter Mirandez (ACDV), a Dra. Sónia Costa, em representação do Dr. Carlos Marta (AIRV) e com o Dr. Joaquim Seixas, Vice-presidente do Município de Viseu, em representação do Sr. Presidente, Dr. Almeida Henriques, que, em suma, enfatizaram a importância do tema e a pertinência da sua realização, face ao novo regime jurídico e à necessidade dos promotores da iniciativa publicitarem e divulgarem os novos mecanismos legais aos seus associados e à comunidade, evitando incumprimentos e coimas de significado.

Quanto aos temas apresentados, os trabalhos foram conduzidos pelas ilustres presenças dos oradores, Dr. António Sérgio Silva, do CICAP (Centro de Informação de Consumo e Arbitragem do Porto) e pelo Prof. Doutor Jorge Morais Carvalho, do CNIACC (Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo), que através de apresentações de excelente qualidade, proporcionaram aos presentes estratégias claras de aplicação do novo regime legal.

 

_______

Plano de Inclusão para a Promoção Financeira continua em Rio de Loba

Poster Rio de Loba 2

As sessões integradas no plano de inclusão para a promoção financeira continuam e desta feita, no dia 11 de Março de 2016, na Junta de Freguesia de Rio de Loba.

Sendo o principal objetivo a promoção da educação financeira, bem como a ênfase para a adoção de condutas conscientes face à gestão orçamental das nossas famílias, a Beira Amiga e o Banco de Portugal, parceiro nesta iniciativa, deram voz à sessão que pretendeu sensibilizar os presentes para uma temática que assume, cada vez mais, enorme importância.

À semelhança do plano estabelecido desde Outubro de 2015, a sessão iniciou-se com a equipa do Banco de Portugal, focando as temáticas do incumprimento bancário e a promoção à poupança. A Beira Amiga, enquanto Gabinete de Defesa do Consumidor, elucidou os presentes quanto às suas principais áreas de intervenção e serviços prestados, como entidade da Rede Apoio ao Consumidor Endividado.

_____

 

30 de Janeiro de 2016 | Beira Amiga participa em workshop «Sobre-endividamento» na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra

2

A Beira Amiga, a convite do Centro de Direito ao Consumo, da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra esteve presente no workshop cujo tema foi o sobre-endividamento em 30 de Janeiro de 2016.

A RACE (Rede de Apoio ao Consumidor Endividado) e outros meios de ajuda ao consumidor foi a temática abordada na sua intervenção, predominantemente prática, em que a Beira Amiga informou sobre as principais áreas de intervenção e, sobretudo, elucidou os presentes sobre as suas práticas enquanto entidade da RACE.

A apresentação de casos práticos e programas de prevenção ao endividamento, tiveram como principal objetivo, uma demonstração, o mais próxima possível, ao terreno e ao efetivo trabalho diário que é desenvolvido na Rede de Apoio ao Consumidor Endividado.

 ______

11 de Janeiro de 2016 | Apresentação do Programa «Quem Avisa, Amiga É»

^57C90F272185EA5EB32369DDBEB24CDFDDFF7B3BDD803BA382^pimgpsh_fullsize_distr

A Beira Amiga foi convidada pelo Município de Viseu para ser parceira do projeto «Atividade Sénior», na sua décima edição, pretendendo ser um apoio a todas as instituições que se associem à concretização daquele.

Assim, no dia 11 de Janeiro de 2016, a Beira Amiga esteve na apresentação do mesmo aos promotores locais, em que os temas de formação a executar, no âmbito da segurança e da promoção de condutas prevenidas face à gestão financeira, assumem-se como as principais temáticas definidoras da sua intervenção.

Contando com a presença de quase todos os promotores locais do projeto «Atividade Sénior», a Beira Amiga aproveitou a sua participação para apresentar uma síntese do seu programa de intervenção, focando-se, essencialmente, nos principais objetivos a concretizar ao longo da administração do mesmo, nomeadamente, na promoção de condutas conscientes e prevenidas quanto ao dinheiro, à habitação, à saúde, ao bem-estar e à segurança.

____________

27 de Novembro de 2015 | Beira Amiga e Plano de Inclusão em S.Cipriano e Vil de Souto

Plano de Inclusão para a Promoção Financeira

 

20 de Novembro de 2015 | Beira Amiga na Câmara Municipal de Penalva do Castelo

Beira Amiga na Câmara municipal de Penalva do Castelo MT

Consulte Informação completa, aqui

30 de Outubro de 2015 | Plano de Inclusão para a Formação Financeira em Bodiosa

IMG_2939

Consulte Informação completa, aqui

 

26 de Outubro de 2015 | Beira Amiga no Rotary Club de Viseu

Colagem ROTARY

Consulte Informação completa, aqui

 

 

22 de Outubro de 2015 | Plano de Inclusão para a Formação Financeira na Freguesia de Viseu

IMG_1827

Consulte Informação completa, aqui

 

23 de Setembro de 2015 | Apresentação da Beira Amiga na Plataforma Supraconcelhia do Instituto da Segurança Social, I.P de Viseu

1

Consulte Informação completa, aqui

23 de Julho de 2015 | Beira Amiga em Ação de Formação Infantil no Banco de Portugal

3

Consulte Informação completa, aqui

 

27 de Junho de 2015 | Beira Amiga na Ação Pólis

IMG_1703

Consulte Informação completa, aqui

11 de Junho de 2015| Apresentação da Beira Amiga na Sessão Plenária do CLAS VISEU

Consulte Informação completa, aqui

 2

 

27 de Maio de 2015 | Plano de Inclusão e Formação Financeira nas Freguesas

Consulte Informação completa, aqui

 8

 

Colóquio 13 de Maio de 2015 | Famílias Endividadas, que caminho?

Cartaz promocional

5