Atividades

«Quem avisa, amiga é» em Várzea de Calde

MovingMountains

«Quem avisa, amiga é» volta a Mundão

Cartaz noticia

 

 

«Gestão Doméstica e Financeira» regressa a Mundão

gestão doméstica e financeira mundão

 

Beira Amiga finda comemorações do Dia Mundial do Consumidor em Oliveira de Frades

cartaz para noticia

Beira Amiga promove ação de sensibilização na ACEPS (Viseu)

dia mundial do consumidor

Beira Amiga assinala o «Dia Mundial do Consumidor» em Rio de Loba

Cartaz noticia Rio de Loba - Março 2018

___

Beira Amiga participa em workshop «Sobreendividamento» na Faculdade de Direito, Universidade de Coimbra

workshop «sobreendividamento»

Beira Amiga e CLDS3G Viseu promovem ação de sensibilização em Viseu

gestão doméstica efinanceira

 

Beira Amiga e CLDS3G Viseu promovem ação de sensibilização em Abraveses

Cartaz para noticia

 

Beira Amiga e CLDS 3G Viseu Igual promovem ação de sensibilização em Mundão

1

: : :

Conferência: Viajar | Contratar | Reclamar

 

Cartaz de Divulgação - Conferência «Viajar, Contratar, Reclamar» (15.03.2017) - Cópia

 :::

 

Beira Amiga no encerramento «Atividade Sénior» 10ª Edição

cartaz-notivia-as

A Beira Amiga, parceira do projeto Municipal «Atividade Sénior», participou na cerimónia de encerramento da 10ª Edição, onde em conjunto com os outros parceiros envolvidos.

O evento contou com todos os participantes, que ao longo da referida edição, integraram as atividades desenvolvidas.

O mesmo decorreu no Pavilhão Multiusos da Cidade de Viseu, no dia 8 de Dezembro de 2016, contando vasta adesão dos séniores.

___

Plano de Inclusão para a Promoção Financeira na Freguesia do Campo

cartaz-noticia-campo

 

O plano de inclusão para a promoção financeira continuou, desta vez, na Freguesia do Campo no dia 7 de Dezembro de 2016.

O Banco de Portugal e a Beira Amiga continuaram o seu trabalho de informação financeira e de promoção de condutas consideradas relevantes para a prevenção do incumprimento, com vista ao alcance do bem-estar socioeconómico das famílias.

___

«Poupar para Ganhar»: Associação Grão Vasco e Beira Amiga promovem ação de sensibilização

19-de-outubro-2016

A Associação Grão Vasco do Agrupamento de Escolas Grão Vasco, em parceria com as Conferências de São Vicente de Paulo, no âmbito do Projeto «Laços de Comunidade», deu início em Outubro, a um conjunto de ações de formação destinadas a famílias.

Esse ciclo inaugurou-se a 19 de Outubro de 2016, com a participação da Beira Amiga, numa ação destinada à formação e gestão financeira das famílias, com especial relevância para as temáticas da poupança e da boa gestão do orçamento familiar.

Pretendeu-se sensibilizar os destinatários para a necessidade de adoção de estratégias específicas de poupança, como forma de, a curto e longo prazo, promover e potenciar o bom orçamento e o bem-estar.

____

Plano de Inclusão para a Promoção Financeira na Freguesia de Calde

plano de inclusão CARTAZ

As sessões integradas no plano de inclusão para a promoção financeira decorreram esta quinta-feira, dia 7 de Julho de 2016, na Freguesia de Calde.

Na continuidade do trabalho desenvolvido neste âmbito, o Banco de Portugal e a Beira Amiga unem esforços que vão ao encontro da informação financeira e a da promoção de condutas consideradas relevantes para a prevenção do incumprimento.

o público CARTAZ

O bem-estar pessoal, social e familiar é vislumbrado por ambas as entidades como um dos objetivos a alcançar, através da promoção destas temáticas consideradas de máxima pertinência.

 

___________

«Quem Avisa, Amiga É» em Queirela de Bodiosa

«Quem Avisa, Amiga É»Queirela de Bodiosa CARTAZ

«Quem Avisa, Amiga É», programa de prevenção, intervenção e informação, destinado à população sénior, esteve no dia 28 de Junho no Centro Social Recreativo e Educativo de Queirela de Bodiosa, Viseu.

Fornecer informações e propagar estratégias quanto à gestão do dinheiro e segurança, mantiveram-se na ordem cimeira dos objetivos deste programa de intervenção, que vai continuar a intervir com a “Atividade Sénior” por todo o concelho de Viseu.

 

___________

 

Beira Amiga em sessão para séniores no Centro de Dia e Lar de Santos Evos

Cartaz Quem Avisa, Amiga É Santos Evos

«Quem Avisa, Amiga É» programa de prevenção, intervenção e informação destinado à população sénior esteve no dia 15 de Junho no Centro de Dia e Lar de Santos Evos, Viseu.

À semelhança das anteriores sessões já realizadas, a presente, visou o conhecimento e fornecimento de estratégias de aplicação específicas face à gestão do dinheiro, bem como a promoção de condutas consideradas essenciais à segurança e prevenção dos utentes residentes em lar, como aos utentes que apenas frequentam o Centro de Dia.

Em ambos os casos considerou-se a pertinência de todas as temáticas como uma mais-valia a condutas informadas e que, consequentemente, promoverão o bem-estar das pessoas no momento de tomada de decisões que se querem, sempre, ponderadas face a um conjunto de fatores determinantes ao seu sucesso a curto e longo prazo.

_____

«Quem Avisa, Amiga É» esteve presente em Várzea da Calde

Cartaz para site

O programa de intervenção destinado à população sénior e em parceria com o projeto municipal – Atividade Sénior – teve mais uma acção no dia 13 de Junho de 2016, em Várzea de Calde.
Com os principais objetivos de promover condutas seguras e prevenidas, bem como dar um importante sublinhado face à educação financeira das pessoas, o programa decorreu numa fluida troca de experiências entre todos os participantes, comprovando a existência destas intervenções como fundamentais à propagação de informação e apoio junto dos consumidores da região  de Viseu.

_____

Programa de Intervenção «Quem Avisa, Amiga É», agora, pela Associação ACREDITA

Cartaz

O Programa de Intervenção «Quem Avisa, Amiga É», destinado ao público sénior, focado na importância dos comportamentos seguros e aquisição de estratégias essenciais a uma boa gestão financeira decorreu, no dia 23 de Maio de 2016, e a pedido da Associação Acredita, no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Rio de Loba.

A terceira sessão deste programa de intervenção contou com uma plateia deveras interessada e participativa, que usufruindo das temáticas abordadas, partilharam experiências que enriquecem e fortalecem as aprendizagens no âmbito da informação aos consumidores.

«Quem Avisa, Amiga É», no âmbito da já conhecida parceria com a «Atividade Sénior», do Município de Viseu, prevê a sua continuidade já no próximo mês.

Programa de Intervenção «Quem Avisa, Amiga É» continua no Pavilhão da Cidade de Viseu

QAAE  Viseu

O Programa de Intervenção «Quem Avisa, Amiga É» focado, essencialmente, na informação e prevenção de comportamentos ajustados face à segurança da pessoa idosa, bem como a aquisição de estratégias consideradas essenciais a uma boa gestão financeira, teve continuidade no dia 29 de Abril de 2016, desta feita, no Pavilhão da Cidade de Viseu, no âmbito da parceria estabelecida com o Município de Viseu, na Atividade Sénior.

À semelhança da primeira sessão de intervenção (fazer interligação no site), a equipa da Beira Amiga elucidou os presentes, enfatizando e sublinhando para a importância de práticas seguras, nomeadamente, situações focadas na segurança, saúde e bem-estar da comunidade viseense. A gestão financeira, temática que mereceu especial destaque, deu foque à importância de condutas seguras e prevenidas face ao dinheiro e à relação com o mesmo.

O programa continuará a percorrer outros locais da região para fomentar aquele que é “um compromisso com a vida”.

______

Beira Amiga inaugura Programa de Intervenção «Quem Avisa, Amiga É»

DSCN2303A Beira Amiga, Associação de Defesa do Consumidor, no dia 12 de Abril de 2016, pelas 17:30h, em parceria com o Projeto Municipal «Atividade Sénior», do Município de Viseu, promoveu na Associação de Tondelinha, em Orgens, Viseu, a primeira ação do programa de intervenção e informação «Quem Avisa, Amiga É».

Além do prioritário objetivo encimado pela promoção da educação financeira, através do plano de inclusão que atravessará todas as juntas de freguesia de Viseu, a Beira Amiga ambicionou desde sempre ampliar a sua área de intervenção ao público sénior, através deste programa de intervenção, específico para o efeito.

«Quem Avisa, Amiga É», mais do que um programa de intervenção e informação dirigido ao público sénior com vista à promoção da educação financeira, visa igualmente a aquisição de conhecimentos e estratégias que contribuam para comportamentos seguros e preventivos, disponibilizando informação integrada em cinco áreas consideradas de maior relevância: gestão financeira, orçamento familiar, comportamentos preventivos face a atos ilícitos, saúde e bem-estar.

A sessão contou com as ilustres presenças do Sr. Vereador da Câmara Municipal de Viseu e presidente da Associação Beira Amiga, Dr. Guilherme Almeida, do Sr. Presidente da Junta de Orgens, Sr. Adérito Cardoso e da Sra. Presidente da Associação de Tondelinha, Marília Moita.

“Quem Avisa Amiga é” terá continuidade em diversas sessões já agendadas durante os próximos meses.

_______

 

Conferência: Resolução Alternativa de Litígios de Consumo

Montagem RALC 2

Para comemorar o “Dia Mundial do Consumidor” a Beira Amiga, Associação de Defesa do Consumidor, em parceria com o Município de Viseu, a Associação Comercial do Distrito de Viseu e a Associação Empresarial da Região de Viseu, organizaram a Conferência “Resolução Alternativa de Litígios de Consumo”.

A conferência teve lugar no salão nobre da Associação Comercial do Distrito de Viseu, pelas 17 horas e destinou-se à análise, interpretação e debate da Resolução Alternativa de Litígios de Consumo e do regime jurídico da Lei 144/2015 de 8 de Setembro.

A conferência foi muito participada, maioritariamente por empresários e comerciantes (fornecedores de bens e prestadores de serviços), lotando o Salão Nobre daquela Associação.

A sessão de abertura contou com a presença do Dr. Guilherme Almeida, Presidente da Beira Amiga, o Sr. Gualter Mirandez (ACDV), a Dra. Sónia Costa, em representação do Dr. Carlos Marta (AIRV) e com o Dr. Joaquim Seixas, Vice-presidente do Município de Viseu, em representação do Sr. Presidente, Dr. Almeida Henriques, que, em suma, enfatizaram a importância do tema e a pertinência da sua realização, face ao novo regime jurídico e à necessidade dos promotores da iniciativa publicitarem e divulgarem os novos mecanismos legais aos seus associados e à comunidade, evitando incumprimentos e coimas de significado.

Quanto aos temas apresentados, os trabalhos foram conduzidos pelas ilustres presenças dos oradores, Dr. António Sérgio Silva, do CICAP (Centro de Informação de Consumo e Arbitragem do Porto) e pelo Prof. Doutor Jorge Morais Carvalho, do CNIACC (Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo), que através de apresentações de excelente qualidade, proporcionaram aos presentes estratégias claras de aplicação do novo regime legal.

 

_______

Plano de Inclusão para a Promoção Financeira continua em Rio de Loba

Poster Rio de Loba 2

As sessões integradas no plano de inclusão para a promoção financeira continuam e desta feita, no dia 11 de Março de 2016, na Junta de Freguesia de Rio de Loba.

Sendo o principal objetivo a promoção da educação financeira, bem como a ênfase para a adoção de condutas conscientes face à gestão orçamental das nossas famílias, a Beira Amiga e o Banco de Portugal, parceiro nesta iniciativa, deram voz à sessão que pretendeu sensibilizar os presentes para uma temática que assume, cada vez mais, enorme importância.

À semelhança do plano estabelecido desde Outubro de 2015, a sessão iniciou-se com a equipa do Banco de Portugal, focando as temáticas do incumprimento bancário e a promoção à poupança. A Beira Amiga, enquanto Gabinete de Defesa do Consumidor, elucidou os presentes quanto às suas principais áreas de intervenção e serviços prestados, como entidade da Rede Apoio ao Consumidor Endividado.

_____

 

30 de Janeiro de 2016 | Beira Amiga participa em workshop «Sobre-endividamento» na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra

2

A Beira Amiga, a convite do Centro de Direito ao Consumo, da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra esteve presente no workshop cujo tema foi o sobre-endividamento em 30 de Janeiro de 2016.

A RACE (Rede de Apoio ao Consumidor Endividado) e outros meios de ajuda ao consumidor foi a temática abordada na sua intervenção, predominantemente prática, em que a Beira Amiga informou sobre as principais áreas de intervenção e, sobretudo, elucidou os presentes sobre as suas práticas enquanto entidade da RACE.

A apresentação de casos práticos e programas de prevenção ao endividamento, tiveram como principal objetivo, uma demonstração, o mais próxima possível, ao terreno e ao efetivo trabalho diário que é desenvolvido na Rede de Apoio ao Consumidor Endividado.

 ______

11 de Janeiro de 2016 | Apresentação do Programa «Quem Avisa, Amiga É»

^57C90F272185EA5EB32369DDBEB24CDFDDFF7B3BDD803BA382^pimgpsh_fullsize_distr

A Beira Amiga foi convidada pelo Município de Viseu para ser parceira do projeto «Atividade Sénior», na sua décima edição, pretendendo ser um apoio a todas as instituições que se associem à concretização daquele.

Assim, no dia 11 de Janeiro de 2016, a Beira Amiga esteve na apresentação do mesmo aos promotores locais, em que os temas de formação a executar, no âmbito da segurança e da promoção de condutas prevenidas face à gestão financeira, assumem-se como as principais temáticas definidoras da sua intervenção.

Contando com a presença de quase todos os promotores locais do projeto «Atividade Sénior», a Beira Amiga aproveitou a sua participação para apresentar uma síntese do seu programa de intervenção, focando-se, essencialmente, nos principais objetivos a concretizar ao longo da administração do mesmo, nomeadamente, na promoção de condutas conscientes e prevenidas quanto ao dinheiro, à habitação, à saúde, ao bem-estar e à segurança.

____________

27 de Novembro de 2015 | Beira Amiga e Plano de Inclusão em S.Cipriano e Vil de Souto

Plano de Inclusão para a Promoção Financeira

 

20 de Novembro de 2015 | Beira Amiga na Câmara Municipal de Penalva do Castelo

Beira Amiga na Câmara municipal de Penalva do Castelo MT

Consulte Informação completa, aqui

30 de Outubro de 2015 | Plano de Inclusão para a Formação Financeira em Bodiosa

IMG_2939

Consulte Informação completa, aqui

 

26 de Outubro de 2015 | Beira Amiga no Rotary Club de Viseu

Colagem ROTARY

Consulte Informação completa, aqui

 

 

22 de Outubro de 2015 | Plano de Inclusão para a Formação Financeira na Freguesia de Viseu

IMG_1827

Consulte Informação completa, aqui

 

23 de Setembro de 2015 | Apresentação da Beira Amiga na Plataforma Supraconcelhia do Instituto da Segurança Social, I.P de Viseu

1

Consulte Informação completa, aqui

23 de Julho de 2015 | Beira Amiga em Ação de Formação Infantil no Banco de Portugal

3

Consulte Informação completa, aqui

 

27 de Junho de 2015 | Beira Amiga na Ação Pólis

IMG_1703

Consulte Informação completa, aqui

11 de Junho de 2015| Apresentação da Beira Amiga na Sessão Plenária do CLAS VISEU

Consulte Informação completa, aqui

 2

 

27 de Maio de 2015 | Plano de Inclusão e Formação Financeira nas Freguesas

Consulte Informação completa, aqui

 8

 

Colóquio 13 de Maio de 2015 | Famílias Endividadas, que caminho?

Cartaz promocional

5